Nota de Desgravo – Jorge Vinicius

A Mesa Diretiva do Conselho Deliberativo do Botafogo Futebol Clube vem, por meio da presente carta, se manifestar em relação às declarações recentemente proferidas pelo Sr. Jorge Vinícius, do Sistema Thathi de Comunicação, em seu programa de jornalismo esportivo.

Ainda que tenha sido efetuada uma retratação por parte do citado jornalista, gostaríamos de ressaltar que os atuais ocupantes de cargos no BFC, notadamente na Diretoria Executiva, Mesa do Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal, Conselho Consultivo e Conselho de Ética, além de nossos representantes democraticamente eleitos para a gestão do BFSA, realizam suas funções de maneira completamente voluntária, pensando unicamente no bem do Botafogo, um patrimônio esportivo, econômico, social, histórico e cultural construído ao longo de mais de um século por sua coletividade, a quem sempre irá pertencer. Eventual desrespeito a essas atribuições é uma ofensa a nossos conselheiros, sócios e torcedores. Deles emanam e para eles são exercidas nossas ações.

Nossas ações prezam pela legalidade e pela transparência, inclusive quanto, eventualmente, é necessário que medidas mais fortes sejam tomadas contra aqueles que agiram em dissonância com esses princípios, nossa coletividade e o bem do BFC. Pode parecer incompreensível para aqueles cuja régua é diversa. Mas nossa regra é moral, e não financeira. Nossos valores não podem ser comprados e jamais estarão à venda. O preço dos verdadeiros Botafoguenses não é monetário. Introjetar tais premissas é condição imprescindível para a mínima compreensão de qualquer movimento realizado pelos poderes do clube.

Os citados princípios são imprescindíveis para quem lida com um patrimônio coletivo, assim como o questionamento, a checagem dos fatos, a análise das motivações das fontes, a apuração, a consulta dos envolvidos, o aprofundamento e a busca pela verdade são necessários para um jornalismo isento e responsável, que sirva à busca do bem comum e da função social de tão nobre profissão.

Por fim, compreendendo as dinâmicas mercadológicas do futebol, ressaltamos que jamais sermos contra negócios e parcerias que prezem pelo respeito à legalidade e à transparência, gerando benefícios equilibrados, em condições justas para todos os envolvidos e em respeito ao nosso povo.

Att.
Mesa do Conselho Deliberativo do Botafogo Futebol Clube

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin