Conselho de Ética vê gestão temerária e pede expulsão e criminalização de Festucci

O Conselho de Ética do Botafogo Futebol Clube entregou parecer em que pede a expulsão do ex-presidente Osvaldo Festucci dos quadros da instituição, além da busca de reparação judicial pelas irregularidades cometidas por ele ao assinar o documento que autorizou a transformação da Botafogo SA (Sociedade Anônima) em SAF (Sociedade Anônima do Futebol). Agora, as medidas serão votadas pelo Conselho Deliberativo.

O parecer foi entregue durante a reunião extraordinária desta segunda-feira (10). Com a mudança para SAF, o Botafogo FC, que atualmente tem 60% das ações da Botafogo SA, poderá ficar com apenas 10% das ações.

Embora não tenha analisado o mérito da medida – se ela é positiva ou negativa, o Conselho de Ética entendeu que Festucci não poderia assinar o documento que autorizava a transformação sem comunicar os demais Poderes do clube.

Tal atitude, no entender do Conselho, infringiu os artigos 22, 62, 77 e 87 do Estatuto Social do BFC, bem como infração ao inciso 4º, do artigo 24.

Segundo o parecer, a pena sugerida é a “exclusão dos quadros associativos”, sendo que o Botafogo deverá também “buscar a reparação dos danos eventualmente causados à instituição, inclusive na esfera judicial, determinando-se, ainda, a denúncia do ex-presidente Festucci por atos de gestão temerária, em ação penal que deverá tramitar na esfera correspondente”.

O parecer do Conselho de Ética, agora, irá a votação. O Conselho Deliberativo deve convocar, nos próximos dias, uma sessão extraordinária para analisar o assunto.

Ampla defesa

Ao longo de todo o processo, Festucci teve resguardado o direito à ampla defesa. Embora não tenha comparecido à reunião, ele enviou uma contestação que foi analisada pelo Conselho de Ética.

“Ele teve todo direito de se defender e foi chamado para estar na reunião para explicar suas atitudes”, afirmou o presidente do Conselho de Ética, João Roque. “Ele preferiu, entretanto, entregar uma carta, três dias antes da reunião, deixando o Conselho, mas o processo não será interrompido”, acrescentou.

Confira abaixo os documentos do processo.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin