Prezados (as) Conselheiros (as) do Botafogo Futebol Clube,
Venho, por meio desta, tomar a liberdade de me dirigir a vossas senhorias no sentido de prestar esclarecimentos e justificar o adiamento da próxima reunião do Egrégio Conselho Deliberativo.
Como é de conhecimento público, foi aprovada, por unanimidade, em nossa última reunião, a proposta de contratação de uma banca jurídica especializada para atuação em processo de rompimento de sociedade e encerramento das atividades da empresa BFSA, nos moldes atuais.
De acordo com o entendimento de nossa coletividade, o negócio, atualmente sob comando do sócio minoritário (Trexx), não vem gerando resultados positivos para o clube, seja em termos administrativos, financeiros ou esportivos, restando esgotadas as possibilidades de negociação e entendimento, apesar de todos os sinceros esforços de nossos diversos representantes. Adicionalmente, existem fatos e iniciativas nas relações entre as partes que colocam em grave risco a existência de nosso amado e centenário Botafogo Futebol Clube. Dentre elas, podemos citar as já públicas ameaças de aquisição hostil de ações na busca do controle acionário da SA por parte do sócio minoritário.
Por ocasião da última e citada reunião do órgão, foi constituída uma comissão para busca, recrutamento, análise, seleção e negociação do escritório advocatício que nos representará em disputas jurídicas que afetarão decisivamente nosso futuro. Em virtude de todas as inúmeras vertentes e variáveis envolvidas, o processo é extremamente complexo. O trabalho da comissão vem sendo muito cuidadoso e criterioso, sem deixar de lado qualquer possibilidade, abrangendo alguns dos mais renomados profissionais do Brasil nas diferentes áreas envolvidas. Os conhecimentos, custos, competências, experiências e estruturas necessários exigem um minucioso julgamento quanto aos futuros prestadores de serviços.
O novo adiamento veio por solicitação da citada comissão, por causa de novidades surgidas em tal busca, inclusive no que diz respeito às agendas dos profissionais contatados. O Botafogo Futebol Clube vem sofrendo, entre outros motivos, por decisões apressadas, ilegais e sem transparência que foram tomadas nos últimos anos, algo que não pode ocorrer novamente. Assim, peca-se pelo excesso e há todo o cuidado possível na condução de um processo de escolha que não admitirá erros.
Em que pese a necessidade urgente de tomada de decisão e início efetivo dos trabalhos ainda no ano de 2024, chegou-se à conclusão de que, nas próximas semanas, todos os esforços e atenções devem estar voltados para apoio ao elenco e à comissão técnica do Botafogo na busca de vitórias que eliminem definitivamente qualquer risco de rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro.
Elencadas todas as razões, foi de comum acordo, entre a mesa do Conselho e a comissão constituída, que a próxima reunião restou definitivamente agendada para a primeira segunda-feira após o encerramento das atividades futebolísticas profissionais. Ela acontecerá na noite do dia 02 de dezembro de 2024.
Deixo já o convite para a participação de todos os membros do Conselho Deliberativo em tão importante reunião, ocasião em que serão prestadas todas as devidas informações sobre o processo e as próximas ações a serem tomadas pelos poderes estatutários do B.F.C., sempre de acordo com as deliberações de nosso órgão colegiado.
Um forte abraço e saudações tricolores a todos.
Ribeirão Preto, 1° de novembro de 2024.
Daniel Siqueira Pitta Marques
Presidente do Conselho Deliberativo do Botafogo Futebol Clube