Na próxima sexta-feira (30), Ribeirão Preto-SP sediará o ponto de partida da campanha nacional “Paz nas escolas”, apoiada pelo Botafogo Futebol Clube e promovida pela Associação Paulista de Imprensa em conjunto com a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). A parceria foi selada na última semana, que o Presidente do Botafogo Futebol Clube, Eduardo Esteves, recebeu o Vice-Presidente da Associação Paulista de Imprensa, Amorozzo Jorge (foto).
O evento de lançamento, que também conta com o apoio da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, será realizado no Auditório da Faculdade de Direito, a partir das 17h. Ele terá como anfitrião o Diretor da Faculdade de Direito, Prof. Dr. Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho; o Presidente da Associação Paulista de Imprensa, Prof. Dr. Sérgio de Azevedo Redó (foto); e o Vereador Franco Ferro, que atualmente preside a Câmara Municipal.
O objetivo é reunir, em torno da causa, estudantes secundaristas de escolas públicas e privadas, autoridades, especialistas em educação e personalidades renomadas da comunicação e da cultura. No evento, especialistas da educação e integrantes da campanha redigirão uma carta aberta ao Brasil para elaboração de um tratado objetivando promover a paz nas escolas brasileiras.
Entre as participações especiais da celebração, estão o autor Maurício de Sousa, conhecido nacionalmente pela Turma da Mônica; o jornalista, escritor e ex-Presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) Domingos Meirelles; o roteirista, ator, escritor e dramaturgo Doc Comparato; o jornalista , escritor e Presidente do Conselho Superior da Associação Paulista de Imprensa, César Romão; a atleta olímpica e coach Kelly Santos; o ativista da campanha “Paz nas escolas” Vítor Lucas Rocha Silva; e a escritora infanto juvenil Alice Vitória Rocha Silva.
Conheça o jovem ativista pela paz nas escolas
Vítor Lucas Rocha Silva é conhecido como “O Príncipe”, tem 17 anos e está concluindo o Ensino Médio em uma escola da rede pública do Estado de São Paulo. Há muitos anos se envolve em projetos sociais para ajudar crianças e jovens, juntamente com sua irmã, a também jovem escritora e ativista pela educação, Alice Vitória Rocha Silva, que ingressou na USP (Universidade de São Paulo) aos 16 anos e pública livros desde os sete. Sua obra literária mais famosa é “O Mostro de Chocolate” e a mais recente é “Saída Discreta Pela Porta dos Fundos”. Ela tem 20 anos e concluirá curso de Ciências Biológicas em 2023.
Os irmãos ativistas pela paz e pela educação no Brasil são convidados de honra da campanha “Paz nas escolas”, promovida Associação Paulista de Imprensa. Com lançamento programado para Ribeirão Preto-SP, ela que percorrerá 90 cidades paulistas e os nove estados do Nordeste.
Plataforma informativa e de fiscalização
No evento, a Associação Paulista de Imprensa também celebrará 90 anos e anunciará a criação da Plataforma Digital Multissetorial 9.0 (site, aplicativo de celular e redes sociais), para veiculação de notícias e que também servirá de ferramenta interativa para os estudantes, educadores e pais de alunos participarem efetivamente contribuindo para a realização de campanhas regionais e nacionais em busca de soluções dos principais problemas que rondam a sociedade das mais variadas formas, especialmente toda a comunidade estudantil.
A Multiplataforma Nove Ponto Zero surge para servir de referencial nas iniciativas de fiscalização das informações distorcidas que produzem conflitos e tem como objetivo criar fake news ou informações falsas e estará totalmente voltada para os modernos princípios do sistema ESG (Governança Corporativa, Sustentabilidade e Inclusão Social), dentro dos mais altos padrões buscando, qualidade de vida, harmonia e paz social.