BFSA descumpre lei e Justiça cancela assembleia entre sócios

A pedido do Botafogo Futebol Clube Clube, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) determinou o cancelamento de uma Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Botafogo Futebol SA marcada pelo presidente do Conselho de Administração, Adalberto Baptista, pelo descumprimento de várias leis.

A pauta da reunião, que visava aprovação das contas e análise financeira, foi enviada por WhatsApp dia 22 de abril, oito dias antes da data sugerida para a AGO. No entanto, os documentos que precisam ser analisados para a tomada de decisões deveriam ter sido enviados ao sócio majoritário ao menos 30 dias antes, como previsto na Lei 6.404.

Na decisão, o TJ-SP ainda diz que, quatro dias antes da data sugerida para a Assembleia, o Portal da Transparência não disponibilizava ao sócio majoritário os documentos necessários.

Além disso, a Assembleia em questão foi marcada sem que o tema passasse antes pelo Conselho de Administração do clube-empresa, desrespeitando o próprio Estatuto Social e o Acordo de Acionistas em nove itens.

Tais fatos configuram o “descumprimento dos requisitos legais e estatutários” para realização da Assembleia, de acordo com a decisão do TJ-SP.

O Tribunal também concluiu que a convocação “não observou os requisitos previstos” em lei e que houve “ausência de divulgação da documentação contábil”.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin