O presidente do Botafogo FC, Eduardo Esteves, o vice-presidente do Conselho de Administração da Botafogo SA, Alessander De Martin, e o advogado Eduardo Vavas, que integra o departamento jurídico do clube, participaram do evento “Defesa Financeira – Prevenção de Insolvência no Futebol”, a convite da organizadora Juristas Academy, no Allianz Parque, na última quinta-feira (6).
O objetivo foi discutir os desafios e as soluções jurídicas no âmbito financeiro do futebol, com palestras, painéis de discussão e troca de experiências. Entre os participantes, estiveram o Ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Moura Ribeiro e o Desembargador do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) Heraldo de Oliveira.
“Foram apresentadas diversas informações sobre os cuidados que os clubes devem ter no processo de transformação para SAF (Sociedade Anônima do Futebol), especialmente para a proteção da associação originária”, disse Esteves.
“O Botafogo FC continua extremamente preocupado com os rumos dos negócios dentro da BFSA. Agora, para aumentar esta preocupação, o desempenho da equipe no Brasileiro da Série B está muito aquém daquilo que foi prometido pela empresa”, completou o presidente.
Em dezembro de 2023, o representante da empresa sócia na BFSA, Adalberto Baptista, disse em entrevista coletiva que o clube lutaria pelo acesso. No entanto, o Pantera está na zona do rebaixamento, na 17ª posição, com apenas uma vitória em oito jogos.