Anunciado como gerente de futebol do Botafogo FC no final de fevereiro, o ex-jogador e Prata-da-Casa Birinha terá a reativação do time master e a escola de futebol como seus dois pilares de trabalho.
Além dos 10 anos com a camisa do Pantera (de 1991 a 2001), onde foi vice-campeão Paulista, Erickson Avelar também defendeu equipes como Atlético-GO, Anapolina (vice-artilheiro do Goiano 2006), Caxias, Sampaio Corrêa, Ferroviária e América-SP, além de ter passagens pelo futebol de Portugal e Israel.
Em seu plano de trabalho, estão as “duas pontas” do futebol: criação de novos talentos, pela escola oficial do clube, e valorização de quem já fez história, reativando o time master.
Para os mais novos, Birinha não quer ficar apenas com o lado esportivo. “É de suma importância um ex-atleta na formação dos garotos. Podemos contribuir com nossa experiência em campo e na vida deles, não só como jogadores, mas com lições para toda vida”, disse.
No corpo técnico, a escola ainda conta com os ex-jogadores Rogério Spinelli (treinador de goleiros), Tonhão Batista (Sub-17) e Arlindo Fazolin (treinador de ataque).
Para os mais experientes, o trabalho de Birinha servirá como reconhecimento aos que tanto já fizeram pelo clube centenário.
“Estamos todos muito empolgados com a ideia do master, haja vista que não se faz isso há muito tempo no Botafogo e os ex-atletas que passaram pelo clube estão meio afastados, apesar de gostarem muito do clube”, afirmou.
Ainda não há previsão para realização da partida de retorno ao master, mas a equipe vem sendo fechada por Birinha para que possa atuar nos próximos meses.