O Conselho Deliberativo do Botafogo Futebol Clube teve uma nova Mesa Diretora aclamada na reunião Assembleia Geral Ordinária realizada na noite desta segunda-feira (11), no Estádio Santa Cruz.
Com grande presença de conselheiros, a única chapa inscrita para o pleito foi aprovada de forma unânime pelo Conselho de Ética, pelos conselheiros presentes e aclamada. Com o de nome “A Bravura da Sua Gente”, ela tem como presidente Daniel Pitta Marques e como vice Vinicius Fonseca.
Pitta Marques tem 45 anos, é Auditor Fiscal Tributário na Secretaria da Fazenda (SP) e professor da CBF Academy. Tem formação em administração e relações internacionais, com doutorado em administração de clubes pela USP. Foi vice de José Hermenegildo De Martin no último mandato dele à frente do Conselho Deliberativo, assumindo provisoriamente a presidência dia 17 de novembro, quando De Martin se afastou para compor a chapa da presidência executiva como vice de Eduardo Esteves.
“É uma grande responsabilidade poder continuar trabalhando pelo clube de coração de toda a minha família, ocupando uma função pela qual já passaram valorosos nomes que engrandeceram o glorioso e centenário Botafogo Futebol Clube”, disse o presidente aclamado.
De família botafoguense, Pitta Marques entrou no Conselho Deliberativo em 1998 com a indicação de seu pai, José Renato Marques, que participa do órgão há décadas. Além dele, seu irmão Dalton também é conselheiro e já exerceu diversas funções dentro do clube.
“Existem grandes desafios e muito a ser feito pela contínua valorização de nosso amado clube. O Conselho Deliberativo, como órgão colegiado representativo da coletividade botafoguense, terá um papel de importância ímpar na construção de nosso futuro”, completou.
Fonseca tem 30 anos, é advogado especializado em direito desportivo pelo Instituto Iberoamericano e pós-graduado em Processo e Direito do Trabalho pela USP. Esteve na mesma Mesa Diretora nos últimos dois anos, como o 1° Secretário.
“É um momento muito importante na história do Botafogo. Queremos colocar em prática o que o Conselho [Deliberativo] todo está buscando, que é um Botafogo mais impositivo e firme na exigência dos seus direitos”, disse o vice-presidente.
Integrante do Conselho Deliberativo desde 2012, ele também vem de família botafoguense. Seu pai, Augusto Fonseca, é conselheiro há décadas e presidiu o órgão entre 2013 e 2015.
“Queremos que seja uma gestão progressista, fazendo uma reforma estatutária, contando com ampla presença dos conselheiros e colocando toda e qualquer decisão para tutela desse conselho, como a Diretoria Executiva vem fazendo”, completou.
Mesa do Conselho tem mulher após 50 anos
Na mesma reunião, também foram apresentados e aprovados por unanimidade todos os integrantes da nova Mesa Diretora do Conselho Deliberativo.
Como destaque, está o retorno de uma mulher a um dos cargos depois de cinco décadas: a advogada Beatriz Costa Moreno, de 29 anos, que, assim como seu irmão Paulo Henrique, se apaixonou pelo Botafogo por influência do seu avô Sebastião Ferreira da Costa. Conselheira desde 2019, ela integrou o Conselho Fiscal da Mesa Diretora no último biênio e a partir de agora será a 2ª Secretária.
Além dela, a Mesa Diretora também é composta por: Rafael Busnardo (1º Secretário), Vinicius Brino (1º Tesoureiro) e Iro Bertochi (2º Tesoureiro).
O Conselho Fiscal é composto por Eduardo Schiavoni, Antônio Feitosa e Flávio Zeotti como efetivos, com Paulo Curtarelli, Leandro Pinho e Carlos Pimenta como suplentes. Já o Conselho de Ética tem João Luiz Roque, João Felipe Fajardo e Vanildo Custódio como efetivos, com Antônio Novaes, Felipe Garcia e Dalton Pitta Marques como suplentes.
Na mesma noite, foi dada posse para 18 novos integrantes do Conselho Deliberativo, aprovados pelo Conselho de Ética.