No início do ano, o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Botafogo Futebol Clube, Daniel Pitta Marques, esteve nos Estados Unidos para conhecer a estrutura do San Jose Earthquakes Soccer, clube da MLS (Major League Soccer), primeira divisão norte-americana.
Professor de pós-graduação na CBF Academy e doutor em administração com especialização em Governança na Gestão do Futebol pela FEARP-USP, Pitta Marques aproveita suas viagens para conhecer diversos clubes do Brasil e, agora, do mundo.
“Já faz algum tempo que procuro aliar viagens de férias com visitas a clubes pelo Brasil, para poder aprender mais com as experiências e encontrar pessoalmente amigos feitos nos cursos da CBF Academy. No início de 2023, uma pequena mudança no estilo do roteiro: o encontro pessoal foi com o já amigo Bruno Costa, oportunidade em que conhecemos também a estrutura do San Jose Earthquakes Soccer”, disse.
A equipe norte-americana tem como princípio o planejamento de olho no futuro, inclusive na formação de jogadores. Além disso, a estrutura física e a parte administrativa são enxutas e eficientes. Isso chamou atenção de Pitta Marques, que pretende aplicar os conhecimentos no Pantera.
“Os planejamentos são de longo prazo e seguem estratégias que permeiam toda a organização. Há um forte investimento em jovens talentos, com ênfase em análise de dados (não apenas na área esportiva, mas também nos relacionamentos com partes interessadas), bem como na fidelização de diferentes perfis de público consumidor (torcedor)” conclui.
O vice-presidente do Conselho Deliberativo também já visitou diversos clubes brasileiros no estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, entre outros.