Em solenidade realizada na noite desta quinta-feira (27), o Botafogo Futebol Clube apresentou uma série de melhorias realizadas na estrutura de sua Escola Profissional de Futebol.
Foram entregues três vestiários com banheiros – equipe da casa, visitante e arbitragem – para disputa de campeonatos, uma sala exclusiva do departamento técnico e o Lounge do Pantera, que fica dentro da escola e será utilizado na realização de eventos.
O Lounge recebeu o nome do ex-diretor José Carlos Strambi, o ‘Zizão’, que descobriu atletas como Raí, Cicinho e Doni e faleceu em janeiro de 2021, aos 86 anos.
Os vestiários e a sala do departamento técnico foram nomeados em homenagem a Paulo Junqueira, o ‘Paulinho’, que já foi treinador da escola e há décadas cuida dos gramados do Botafogo, tanto nos campos da base, quanto no Estádio Santa Cruz.
Já o jardim criado após os vestiários e em frente ao campo onde treina o Sub-7 recebeu o nome de Carlos Vitor Abduch, que geriu a escola por mais de 10 anos.
Para o presidente do Botafogo, Eduardo Esteves, que está à frente da escola desde que sua chapa com Alfredo Cristóvão assumiu a direção do clube, as melhorias são motivo de comemoração.
“Esse é mais um passo importante para estruturação da nossa base. O Botafogo e o ‘botafoguismo’ nascem aqui, com cada atleta que conhece nossa história e aprende a vestir nossa camisa com raça e amor. É apenas o primeiro passo de um grande projeto para transformar nossa escola no CEB, o Centro de Excelência Botafoguense. O Botafogo tem em seu DNA revelar atletas para o futebol brasileiro”, declarou.
Apesar da chuva, o evento contou com a presença de dezenas de famílias de atletas, além de botafoguenses que já contribuíram muito com o clube em sua história.
Entre os presentes, estiveram os ex-presidentes do Executivo, Alfredo Cristóvão, Rogério Barizza e Virgílio Pires Martins; os ex-presidentes do Conselho Deliberativo, Augusto Fonseca e João Baptista Voi; o atual presidente do Conselho Deliberativo, José Hermenegildo De Martin, e seu vice, Daniel Pitta Marques; o diretor financeiro da Botafogo SA, Ferdinando Brito; o vice-presidente do Conselho de Administração da Botafogo SA, Alessander De Martin; e o Secretário de Esportes de Ribeirão Preto, André Trindade.
“Fiquei muito feliz com a presença de ilustres botafoguenses, pessoas que fazem parte da nossa história. A presença da diretoria da BFSA também é muito importante, pois demonstra interesse nas coisas e no crescimento do BFC. Não tenho dúvidas de que a união dessas pessoas que tanto amam o clube nos levará aos caminhos de grandes conquistas“, disse Esteves.
A Escola de Futebol Profissional do Botafogo treina atletas de 5 a 17 anos. As atividades são de segunda a sexta, das 17h às 20h30, em horários que variam de acordo com a idade.